Sobre nós

cinehibisco e catarse

 Somos o grupo Cinehibisco que nasceu da união de produtores audiovisuais do Coletivo Catarse e artistas que em comum têm a vontade de estudar e produzir cinema. Um laboratório de estudos em cinema que se desenvolve na busca por uma linguagem própria e independente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ana

ana.delarte@gmail.com

Ana Rodrigues – Formação Teatral – CPTA ( Centro de pesquisa teatral do ator) 2008 a 2012. Algumas oficinas: Dança dos Orixás com Augusto Omolú Odin Teatret – DIN; O corpo musical com Jean jacques Lêmétre Teatre du Soleil – FRA; Direção teatral com Luis Paulo Vasconcelos – RJ, entre outras. Formação em alfabetização audiovisual – UFRGS – SMC-SMED 2010. Formação em linguagens de artes visuais – Fundação Bienal do Mercosul – 2007- 2009 – trabalho com mediação entre público e obras de arte na 6° e 7° edições. Integrante do núcleo de dança teatro Ballethumano – 2009. Atualmente, integrante do Cinehibisco/Coletivo Catarse como atriz, pesquisadora, roteirista e diretora. Destaque para Ciça não está mais aqui (2013) – roteiro, atuação e edição; Paralelo (2014) – som direto e atuação; Caligrafia (2015) – direção. Oficinas mais recentes: Processos ficcionais de criação (estudos em performance) com André Masseno SP- SMC Porto Alegre,2012; Atuação para cinema com Emiliano Romero ARG – Santander Cultural e Prana Filmes,2013; O corpo coreográfico PUNCH com Christian Benvenutti, Silvia Wolf e Alexandre Vargas – Ballet Concerto,Porto Alegre,2013; O corpo brincante com Kléber Lourenço PE – Mostra de matriz africana do grupo Caixa Preta,2013.

billy

billyvaldez@coletivocatarse.com.br

Billy Valdez – Skatista, Rockeiro, Editor, Cinegrafista, Fotografo, Um amante das artes vísuais sempre transpondo sentimentos em imagens. Alguns trabalhos marcantes encontramos os vídeos Clipes de ”A Verdade” da banda Eu Acuso, lançado em 2013, ”Amanhã vai ser maior” da banda La Digna Rabia e ”Mercado da Morte” da banda Hempadura, lançados em 2014. Em 2014 também trabalhou como cinegrafista no curta metragem Cinemarighella com direção de Laurence West e produção do Coletivo Catarse. Cooperado do Coletivo Catarse desde 2013 onde se encontra diversos trabalhos já realizados na area do audiovisual. E desde 2014 membro do grupo CineHibisco, estudando e produzindo projetos de ficção para o cinema.

eliana

eliana.mara@gmail.com

Eliana Mara Chiossi – Escritora, artista e ministrante de oficinas de Escrita Criativa. Iniciei minha atuação no MPA-Movimento Popular de Arte, em 1978, na Zona Leste de São Paulo, projeto que durou mais de 30 anos e mobilizou artistas de várias áreas. Segui fazendo teatro em São Pauço, Sergipe e Salvador. Em Aracaju, atuação como cantora profissional, junto ao Grupo Memórias e outros grupos. Entre outros, fiz o Curso de Teatro Livre da UFBA, com a montagem final “Só para mulheres”. Curso de roteiro com Romann Brunni e Miguel Littin, entre outros. Colunista de diversos sites e atualmente do Jornal Floresta. Autora do livro Fábulas Delicadas (2009, Escritura). Colaborei, junto ao Coletivo Catarse, nos documentários Alabê Oni e Carijo. Integro o Cine Hibisco.

Gustavo

gustavo.decher@gmail.com

Gustavo Cardoso – Iniciou sua carreira em Porto Alegre no ano de 2003 no grupo Depósito de Teatro. No qual atuou nos espetáculos  “No Natal a Gente vem te Buscar”, “O Círculo de Giz Caucasiano”     e  “Nelson Despedaçado”  (prêmio de ator coadjuvante no festival de Gravataí). No grupo Lata Mágica atuou no espetáculo infantil  “ALEGUJELUÊ – Uma incrível aventura infantil”. Na Cia Blackout atuou da montagem da peça  “Piquenique no Front”. No ano de 2009 integrou o elenco do projeto “Dali Daqui”  da Cia Mouvere, que fez parte da programação do 16 Porto Alegre em Cena. Em 2010 entrou para o Grupo Experimental de Teatro, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, com pesquisa elaborada sobre a obra de Nelson Rodrigues. Atualmente faz parte do Grupo Levem-nos Pra Casa e atua no espetáculo   “– Nós (Em off)”, que fez várias temporadas e participou do projeto Novas Caras (prêmio diretor revelação – Açorianos 2013). Em cinema participou de alguns curtas como: “Porque Te Convém” – Cinema Soco e “Greyce” – Coletivo Catarse e Cinehibisco.

Gustavo

gustavo.turck@coletivocatarse.com.br

Gustavo Türck – Formado em Jornalismo, é um dos fundadores do Coletivo Catarse. Trabalha com produção audiovisual desde a universidade (1998-2004), destacando-se a produção do documentário Índios Urbanos (2003 – 51min), a direção dos curtas-metragens em ficção Os Demônios de Pilar Ramirez (2004 – 10min), Nóia – A Última Ceva (2006 – 6min) e Greyce (2012 – 9min), direção do documentário Conduto Forçado Álvaro Chaves (2008 – 30min), do documentário O Grande Tambor (2010 – 124min) e do documentário Carijo (2014 – 58min).

Marcelo

marcelo@coletivocatarse.com.br

Marcelo Cougo de Sá – Nascido em 1970. Está envolvido com música e arte desde os 15 anos de idade. Já tocou nas bandas Sacrário, Alchemist, Panic, Distraught, Bleque e Bataclã FC, entre outras. É compositor e já foi gravado por artistas como Danni Calixto, Rodolfo Mendes, Richard Serraria e Lugh. Começou a trabalhar com trilhas para filmes quando entrou no Coletivo Catarse. Foi diretor e compositor das trilhas dos Projetos O Grande Tambor e Carijo. Além desses compôs e gravou as trilhas dos filmes, Novas estruturas, Descobrindo Montiel, Imagens Faladas, Saúde no Ponto, Greice, Nega Lú e Paralelo. Nesse último filme também fez o foley (sonoplastia) junto com Lucas Kinoshita, do Estúdio TamboreArte. Fez a produção do curta Bugigangas, Paralelo e Nega Lú, e é co-autor da trilha do curta de animação A busca de Maria.

Têmis

temis@coletivocatarse.com.br

Têmis Nicolaidis – Trabalha no Coletivo Catarse desde sua fundação em 2004. É Artista audiovisual (editora, produtora, diretora e roteirista), atuando em trabalhos de comunicação em geral como produtora. Editou e dirigiu diversos vídeos nos formatos documentário, ficção e animação. Pode-se destacar os documentários longas-metragens Questão de Gênero (assistência de direção e edição), O Grande Tambor (pesquisa, roteiro e edição) e, atualmente, Carijo (direção de produção, edição e finalização); os curtas-metragens Descobrindo Montiel (edição), A Busca de Maria (roteiro, direção, animação e edição), Greyce (roteiro, direção e edição) e Paralelo (produção, câmera e direção). Portfólio: www.saolinhas.com.br.

Créditos do site
Fotos e textos: Grupo Cinehibisco
Design e alimentação: Têmis Nicolaidis